Escola Alexandre Herculano, no Porto

PCP reclama<br>por urgente requalificação

PCP entregou na AR um projecto de resolução que recomenda ao Governo a «urgente requalificação» da centenária Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto.

«Face à gravíssima situação de degradação das instalações da Secundária Alexandre Herculano, considerando as consequências para os profissionais da escola, para os seus alunos e famílias, urge que se proceda, com a maior brevidade possível, a obras de requalificação», defende-se no texto que tem como primeiros subscritores os três deputados comunistas eleitos pelo Porto, Diana Ferreira, Ana Mesquita e Jorge Machado.

Nele se recorda que o edifício da escola «está classificado como imóvel de interesse público», distinção devida ao seu «interesse arquitectónico e urbanístico», à sua «relevância na história do ensino liceal», além de albergar espaços de «valor cultural e histórico incalculável», como o Museu de Física e o Museu de História Natural. À guarda da Escola Secundária Alexandre Herculano está também confiado parte substancial do arquivo da antiga Escola Secundária Oliveira Martins.

O problema está, entretanto, como os deputados comunistas puderam constatar em visita àquele estabelecimento de ensino, frequentado por mais de 700 estudantes, na degradação das suas instalações e equipamentos, há muitos anos a precisar de obras de remodelação e modernização. Obras de natureza complexa devido à «dimensão e estrutura das instalações» e ao facto de se tratar de um edifício classificado e de «autor».

«A realidade desta escola, dos professores, funcionários e demais profissionais e dos seus alunos é a da chuva que entra no ginásio e em diversas salas e corredores; de paredes em avançado estado de degradação; de equipamentos profundamente desactualizados», enumera o PCP.

Sucede ainda que a degradação das instalações e dos equipamentos «tem contribuído significativamente para a diminuição da frequência escolar que se tem verificado nos últimos anos», alerta o PCP, assinalando que «além de provocar dificuldades aos profissionais daquela escola, que trabalham em espaços sem condições adequadas, o abandono a que esta escola foi votada afastou alunos e degradou as condições de ensino e aprendizagem».

A este propósito referido é também que, em 2009, a escola «foi incluída pela Empresa Parque Escolar para a realização de obras, na terceira fase da programação de modernização das escolas secundárias», chegou a haver um «projecto acordado e aprovado pela escola, com uma previsão de início de obras para o período entre abril e julho de 2010», mas em novembro de 2011 tudo foi por água abaixo com o ofício do Ministro da Educação que chegou à escola dizendo que a «intervenção programada não iria ter lugar», e sem indicação de nenhuma alternativa para a realização de qualquer tipo de intervenção.




Mais artigos de: Assembleia da República

O direito à vida autónoma<br>e independente

O PCP quer ver cumprida a legislação que prevê a eliminação das barreiras arquitectónicas que condicionam a vida das pessoas com deficiência. Medidas concretas visando esse objectivo constam de um projecto de resolução entrado na AR.

Direitos são para defender

Foi publicado em Diário da República, dia 8, uma resolução do Parlamento onde este recomenda ao Governo que «salvaguarde os direitos dos trabalhadores no processo de reestruturação do Novo Banco».

Por melhores cuidados<br>de saúde

O Parlamento aprovou no final da sessão legislativa, antes do período de férias, um projecto de resolução do PCP preconizando a melhoria da prestação de cuidados de saúde na Lezíria do Tejo. Aprovadas por unanimidade foram...

Mantém-se isenção<br>proposta pelo PCP

Aprovada pelo Parlamento na ponta final dos trabalhos foi a manutenção da isenção de imposto à aguardente de figo destinada ao consumo próprio dos pequenos produtores. A proposta partiu do PCP, sob a forma de projecto de resolução, e visou manter o critério...

Transferências em hospitais<br>de Trás-os-Montes

Na sequência da transferência de especialistas de Ortopedia e Anestesia, mesmo que temporária, para outros hospitais, o PCP questionou o Governo sobre esta situação, pedindo explicações sobre o impacto de tal medida na capacidade da prestação de cuidados de...